
SEM LIMITE PARA APRENDER MELHOR
MAGINE, INVENTE E CRIE
A imitação permite o aprendizado O jogo simbólico reside apenas no desenho Somente crianças maiores de 8 anos conseguem imitar
O jogo ajuda a desenvolver habilidades linguísticas e organização
As habilidades sociais são inatas e não requerem aprendizagem.
Durante esse período tão especial, você pode estar se perguntando se seu filho será capaz de continuar o aprendizado que estava adquirindo e como você poderia incentivá-lo a fazê-lo. Boas notícias ! Soluções existem e uma delas está no jogo simbólico e mais particularmente no da imitação.
O brincar simbólico permitiria à criança antecipar suas ações, planejá-las e nutrir sua imaginação e seu reflexo. Pode ser de vários tipos, pode ser um jogo de imitação, desenho ou simulação. É fundamental que a criança tenha acesso ao brincar, pois é uma ferramenta essencial para o aprendizado. Muitas, até mesmo todas as áreas do desenvolvimento psicomotor, podem ser enriquecidas graças a ele. O brincar simbólico estimula as funções de linguagem (abrangente e expressiva), habilidades sociais e motoras da criança. A criança de 2 a 6 anos começa a acessar o simbolismo, o que significa que ela tem a capacidade de representar mentalmente objetos e ações. No jogo simbólico, existem notavelmente jogos de imitação. Daremos aqui o exemplo do jogo de culinária. Esta atividade tem como objetivo incentivar a imitação dos pais para promover um ou mais aprendizados, como habilidades sociais, estas não são originais. A criança poderá assim distinguir os diferentes papéis sociais (ex: quem é o cozinheiro, o garçom, etc.), organizar as diferentes etapas do preparo de uma refeição, a arrumação da mesa e, por fim, compreender o outro e fala. A criança aprende a questionar o outro, se comunica e define seu lugar no grupo.
Brincar de cozinhar ajuda a desenvolver laços familiares e permite que vocês, pais, vejam que seu filho se torna individual e se torna mais independente em suas ações e escolhas. Ele se sentirá mais livre para agir, não mais sofre a ação, mas a dirige. Além disso, as habilidades sociais não são as únicas a serem desenvolvidas. A criança também pode enriquecer suas habilidades motoras. Com efeito, será capaz de melhorar a incorporação, as transferências. Assim, os benefícios deste jogo são múltiplos e sem dúvida uma mais-valia para o desenvolvimento psicomotor do seu filho. Portanto, não hesite em oferecer estes jogos aos seus filhos, a cozinha é apenas um exemplo, existem também outros exemplos como a bancada ou o kit de limpeza que têm a mesma função.